Publicidade institucional


É preciso despertar no público maior interesse para as questões em discussão, sobretudo mantendo-o informado e fazendo com que ele desenvolva um elevado grau de confiança na instituição e/ ou nos atos a qual é apresentado ou vinculado.

A publicidade pode ser uma chamada de atenção para os problemas que acontecem no mundo:

Publicidade institucional.

Publicidade de serviço público (ou publicidade institucional)

As técnicas utilizadas para promover a publicidade comercial de mercadorias e serviços podem ser usadas para informar, educar e motivar o público sobre as questões não-comerciais, tais como HIV / AIDS, ideologia política, ou ecologia.

Publicidade, na sua forma não comercial, é uma poderosa ferramenta de ensino capaz de atingir e motivar grandes audiências. “Publicidade justifica a sua existência, quando utilizada no interesse público – é uma ferramenta muito poderosa para uso exclusivamente comercial.” Atribuída a Howard Gossage por David Ogilvy.

Publicidade de serviço público, publicidade não comercial, publicidade de interesse público, “marketing causa” e “marketing social” são termos diferentes (ou aspectos de) para  o uso de publicidade sofisticada e técnicas de comunicações de marketing (geralmente associado com a empresa comercial) em nome de interesses não-comerciais , questões e iniciativas de interesse público.

Ou seja, publicidade institucional é a mensagem promocional destinada a criar um imagem, aumentar a reputação, incentivar boa vontade, ou defender uma idéia ou a filosofia de uma organização, no lugar de promover vendas.

 

O que é Publicidade – Propaganda ou Publicidade institucional

Publicidade promove um produto, serviço ou evento para o seu público-alvo. Um público-alvo é a parte do público em geral que os produtos, serviços ou eventos foram criados para preencher um desejo ou necessidade no mercado. A publicidade é escrita por criativos da publicidade e terminada com obras de arte por designers gráficos.

A publicidade é executado através de canais para atingir seu público-alvo inclui Internet, impressas, transmitidas, ao ar livre e ponto de venda.

A Publicidade Institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim à empresa ou instituição, visando a disseminação de ideias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta. Fala-se da sua importância para a sociedade, da sua contribuição para o progresso do país, enfim, dos beneficios que a organização faz ou traz. Assim, cria-se uma imagem positiva da marca.

A publicidade institucional, usualmente, tenta nos sensibilizar para ações que devemos tomar.

É utilizado para criar no público um estado de confiança nas instituições, o qual se refletirá no futuro em suporte e apoio da população a estas instituições. Neste sentido, a Propaganda Institucional tem servido em muito para que sejam atingidos os objetivos das Relações Públicas.

Ela aborda dados informativos a respeito da instituição, almejando mostrar transparência de seus produtos e serviços prestados promovendo assim, filosofia, transparência de seus produtos, marca e imagem de uma empresa, instituição ou órgão público; também pode ser veiculada a responsabilidade social e a promoção de ações estratégicas da organização, nunca deixando de lado a ética.

É preciso despertar no público maior interesse para as questões em discussão, sobretudo mantendo-o informado e fazendo com que ele desenvolva um elevado grau de confiança na instituição e/ ou nos atos a qual é apresentado ou vinculado.